O TASE
Teatro de Animação de Santa Eufémia – é uma associação sem fins lucrativos, fundada
em 25 de outubro de 2004, com sede na Av. N.S. da Conceição, 253, Santa Eufémia, sede da
atual União de Freguesias de Santa Eufémia – Boa Vista, uma freguesia do concelho de Leiria, e
que escolheu abraçar a missão de dar vida à cultura.

Não se sabe ao certo a data em que começou a haver teatro (regular) na nossa freguesia. No entanto, as primeiras referências ao teatro em Santa Eufémia, um lugar pertencente à (então) Paróquia dos Pousos – Leiria, até 1946, remontam aos anos 30 do século XX, no âmbito das récitas ligadas às festas religiosas e aos movimentos de jovens católicos.
Esses movimentos deram origem, posteriormente, à criação de uma associação informal – o Grupo de Teatro de Santa Eufémia, com uma atividade regular, que encenava dramas clássicos e alguma comédia de cordel de orientação católica. Uma das edições utilizada era, por exemplo, o livro Rapaziadas Teatrais, das Edições do Apostolado da Imprensa, Porto, 1936, as quais eram apresentadas em palcos improvisados em vários locais de Santa Eufémia.
Como está descrito nos seus estatutos, a missão do TASE prende-se com “a divulgação da arte e da cultura teatral e musical; a apresentação de espetáculos, a fim de divulgar o gosto pelos diferentes géneros teatrais e musicais, bem como de outras formas de expressão cultural e recreativa, contribuindo para a educação cultural do povo”. É, portanto, assim que o TASE tem vindo a desenvolver a sua atividade ao longo dos anos, concentrando-se em contribuir para a cultura da sua terra-natal, da sua cidade e do seu país, e o seu valor é-lhe reconhecido nas comunidades por onde passa.
Entre muitas outras atividades artísticas, o TASE já dinamizou ateliers e exposições de pintura, concursos e exposições de fotografia, concertos musicais, concursos de poesia, festivais da canção, e, mais recentemente, produziu um documentário sobre a Liberdade (no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril).
No que diz respeito ao teatro, o TASE continua, anualmente, a desenvolver projetos próprios e a participar em iniciativas do Município de Leiria e de outras entidades. No entanto, por lhe reconhecer igual importância, investe também na formação dos seus atores, dinamizando oficinas de teatro para crianças e adolescentes – desde que constituiu associação – e estabelecendo parcerias com outros grupos de teatro.
Atualmente, conta com dezenas de atores de faixas etárias distintas que, não só partilham o carinho pela arte de representar, como encontram no TASE uma segunda casa. A marca que tem deixado nas diferentes gerações que passaram por Santa Eufémia e pelos seus palcos é inegável, sendo esta, antes de qualquer outra conquista, uma das suas maiores riquezas.









